sábado, 15 de janeiro de 2011

Qual método de estudo deve ser adotado para lograr êxito no concurso público almejado?

A indagação que, certamente, não deve sair da mente de muitos concurseiros é a seguinte: meu método de estudo está correto?

Bom, pensando sobre esse assunto, resolvi compartilhar um pouco da experiência que adquiri, ao longo desses anos de estudos, e espero que ela seja de alguma valia aos que lerem esse texto.

Quando comecei a estudar, eu lia basicamente legislação e caderno de cursinho, o que resultou, dentro do curto espaço de 1 (um) ano de estudos, na minha aprovação para a 2ª fase do 1º concurso que prestei da Magistratura do Estado de SP.

Naquela ocasião, eu tive a sensação que o meu caminho no mundo dos concursos seria curto, pois a minha aprovação ocorreria logo. Ledo engano!

Com o passar do tempo, eu descobri que, apesar da minha facilidade em assimilar a legislação, existiam muitas conquistas a serem alcançadas, antes de obter a vitória em um concurso público de alto nível, e entre elas estavam: conhecimento sobre as principais divergências doutrinárias, bem como sobre as posições consolidadas dos Tribunais Superiores, uma forma de escrever mais simples, direta e atraente aos olhos do examinador e, sobretudo, saber administrar o tempo e a tensão na fase escrita do certame.

Eu creio que, atualmente, “a pedra no meu sapato” consiste em dominar melhor o tempo e a tensão nas provas escritas, especialmente, no tocante às dissertações e peças práticas. Ultrapassada essa dificuldade, poderei, então, enfrentar o exame oral e; se tudo der certo, ser, finalmente, aprovada.

Quanto à forma de estudar as matérias, eu não selecionei uma da qual não abro mão, uma vez que, conforme fui descobrindo, por meio das reprovações, minhas falhas e limitações, passei a experimentar, e, ainda, experimento, métodos que me ajudam a superá-las.

Durante um certo tempo, eu participei de um grupo de estudos, cujo objetivo era resolver questões de exames orais dos concursos do MPSP e do TJSP, e o resultado foi muito positivo para a minha bagagem de conhecimento.

Atualmente, eu não faço mais parte desse grupo, mas adotei como um dos meus métodos de estudos a resolução dessas questões e creio que isso contribuiu para o meu bom desempenho na 2ª fase do concurso 87º do MPSP (na qual o candidato deveria responder, sem consultar a legislação, 50 questões escritas), o que garantiu minha aprovação para a 3ª fase do certame.

Mas, como disse anteriormente, ainda tenho dificuldade em administrar o tempo para fazer uma boa dissertação, bem como a peça prática; porém, darei o meu máximo para superá-la no próximo concurso.

Enfim, o fato é que, na minha opinião, não existe um método infalível, uma única forma de estudar que garanta a qualquer pessoa aprovação no concurso público, haja vista que cada um tem suas próprias dificuldades e limitações a serem superadas.

O essencial, ao meu ver, é saber aproveitar o lado bom das reprovações, ou seja, reconhecer, com humildade, os erros cometidos e as falhas a serem supridas, para poder seguir adiante e conseguir obter um resultado positivo.

Eu sei que a reprovação, independente da fase do certame que ela aconteça, é muito ruim, pois ela traz sensações de perda e de fracasso, ao ser constatado que todo o projeto feito em torno do concurso foi para o “ralo”.

Entretanto, sempre procurei ter a consciência de que as perdas que ocorrem na vida somente tornam-se derrotas definitivas, caso eu permita que isso aconteça.

No meu entendimento, seja qual for o método de estudo adotado, o ânimo e a paixão pela Instituição, da qual se pretende fazer parte, devem sempre integrá-lo!

Enfim, o que acho importante dizer a vocês é o seguinte: prossigam sempre com felicidade no caminho profissional que escolheram trilhar e a vitória, certamente, ocorrerá!!

Um abraço.

16 comentários:

  1. Poxa, Embelezada, que legal esse texto.
    Fiquei bem mais animada pra seguir com os meus estudos.

    ResponderExcluir
  2. embelezada..mto legal seu post!! continue compartilhando seus conhecimentos com a gnt!! adorei o blog!!:) bjuss miss segura cw

    ResponderExcluir
  3. Embelezada ficando chiquerézima!!!!
    Que legal seu blog, muito boa ideia.
    Parabéns...
    Beijos da Tinker Bell

    ResponderExcluir
  4. Embelezada, parabéns pela iniciativa!! Creio, seguramente, que não só de estudos se constrói um alicerce para exercer o cargo público almejado, mister se faz, sobretudo, trabalhar nossa mente e alma para que possamos fazer o bem, auxiliar o próximo, como assim vc o faz.

    Por oportuno, mais adiante, poderias postar a metodologia para cada fase do concurso, em especial para o TJ/SP.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Humildemente, acredito mesmo que a conclusão seja a mais sábia, à vista da experiência - e da troca de experiências - qual seja: não existe método infalível, todos os métodos razoáveis são válidos.

    Em que pese a receita para a primeira fase seja mais simples (mas não menos difícil, basta verificar a nota de corte), mais importante para o êxito em todo o concurso é muita transpiração e muita motivação para manter o ritmo puxado e a mente lúcida, mirando aquilo que já existe em potência e certamente se convolará em ato: a aprovação.

    Obrigado pelas dicas.

    bjoo

    rocky_caetes do cw

    ResponderExcluir
  6. cara colega concurseira
    adorei seu blog
    é uma maotivação a mais para continuar a estudar
    boa sorte em seus concursos
    ass: extra petita do CW

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu blog!!Realmente as pessoas que iniciam buscam sempre técnicas de como estudar. No início eles só conhecem uma: Estudar 10hrs por dia! Depois vão passando a aprender que a quantidade de horas de estudo não traz aprovação por si só.É interessante que você mostre isso para os que iniciam.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Dá-lhe embelezada, virou "profissa" agora, rsrs... Brincadeira... Parabéns pelo blog e pelo serviço. Lembro que já precisei da sua ajuda, e fui pronta e satisfatoriamente atendido. Espero sinceramente que você consiga a aprovação no cargo que tanto almeja.
    Abraço,
    Leonardo Sardinha

    ResponderExcluir
  9. Ei embelezada,

    Adorei o blog!! Parabéns!!!Obrigada pelo estímulo e pela ajuda de sempre!

    Que Deus a conserve com entusiasmo, dedicação e profissionalismo, fazendo com que, logo logo, você consiga a almejada aprovação.

    Grande abraço,

    mirandavix (cw)

    ResponderExcluir
  10. Olá Embelezada, gostaria de te felicitar pelo blog, que está maravilhoso e tenho certeza que torna-se melhor a cada dia.
    Os tópicos estão inteligíveis mas, não obstante, tem uma dissidência que acredito ser relavante e que está me incomodando incomensuravelmente.

    Quando se sucederá a nossa churrascada???

    Att. Alan Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Alan Rodrigues,

    Fico imensamente feliz que vc tenha gostado do blog.
    Quanto ao churrasco, estou aguardando o e-mail que Vossa Excelência disse que enviaria!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Embelezada, querida.
    Adorei a sua iniciativa do blog. Vi pelo CW e passei para conferir.
    Sucesso na sua empreitada.
    Um beijo da interiorana

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog. Muito bacana da sua parte compartilhar suas experiências conosco, concurseiros de plantão.
    Sou nova na estrada. Comecei a estudar há apenas alguns meses, mas tenho sentido uma evolução diária.
    Tenho estudado caderno de cursinho e lei seca, sempre complementados por doutrina, quando tenho dúvidas ou dificuldade.
    Humildemente, gostaria de saber qual a sua opinião sobre isso? Você acha que, nesse começo, já deveria me aprofundar em doutrina?
    Muito obrigada.
    Carol

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol!
    Creio que, no início, é muito importante focar na lei seca e no caderno, pois, por meio deles, você terá base para fazer uma boa prova objetiva.
    Além disso, um bom caderno de cursinho contém os conceitos de importantes institutos jurídicos e as principais divergências doutrinárias e jurisprudenciais acerca dos temas, o que, na minha opinião, ajuda o candidato a resolver questões tanto da prova escrita quanto da prova oral.
    Contudo, doutrina é essencial para aprofundar o conhecimento e auxilia a forma de escrever uma dissertação, por exemplo.
    Enfim, caso você tenha tempo disponível, além do caderno e da lei, estude doutrinas também, especialmente em relação às matérias mais exigidas no concurso público almejado.
    Bom, é isso!
    Abs.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito feliz por ter me respondido.
    Nesse momento, ter com quem conversar, trocar idéias, experiências, é MUITO importante.
    Espero que possamos continuar nos comunicando.
    Obrigada pelas dicas.
    Força nos estudos!
    Bj.
    Carol

    ResponderExcluir
  16. Grande embelezada(Adriana)!!!
    Voce, como sempre, com muita iniciativa e , diga-se, sempre pioneira.
    Muito bacana seu blog, e agora serei presença constante por aqui.
    Parabéns!!!!
    Abração!!!!!

    Henrique (Ethan Hunt)

    ResponderExcluir